#15 PEDS: Bibliotecários e formação de leitores

Bom Dia, Amores!!
Fonte: Mundo dos Livros

Hahaha chegamos a metade do PEDS. E hoje meus lindos vocês saberão um pouco sobre a importância do bibliotecário para a formação de leitores. Sim, eu sou bibliotecária, e para exercer a profissão fazemos faculdade de Biblioteconomia que tem duração de  4 anos.
E estudamos várias disciplinas, para auxiliar os usuários nas suas pesquisa, uma das disciplina é a formação de leitores e considero uma das mais importantes, pois é através delas que nós bibliotecários aprendemos técnicas de incentivar as pessoas a criar o hábito da leitura, independente da idade. Claro que o incentivo vem desde cedo, o certo seria que o hábito de leitura fosse iniciado desde a barriga da mãe e que todas as escolas tivessem projeto de leituras desde as séries iniciais.
 
Fonte: Google imagens
Conforme Araújo e Sales (2011, p. 563), a leitura é uma prática que:
Precisa ser ensinada desde a infância. Consequentemente, mostra-se indispensável a figura dos formadores de leitores no ambiente escolar e familiar. Podem-se citar três agentes incentivadores do gosto pela leitura: aos pais cabe a responsabilidade de possibilitar o primeiro contato da criança com o livro, os professores irão alfabetizá-la e mostrar inúmeras possibilidades de leituras juntamente com o bibliotecário que instruirá a mesma criança no uso das fontes de informação, mediará o acesso da criança ao livro e irá desenvolver ações que incentivem o gosto pela leitura e pelos livros.
Podemos observar que a família deve ser a primeira a incentivar os filhos a serem leitores. Sabe-se que a leitura é uma forte aliada no desenvolvimento escolar, auxiliar numa boa escrita, desenvolve opinião crítica e além disso é uma forma de lazer, ou seja, vários estudo mostra que quem ler, sabe argumentar e possui uma criatividade excepcional. 
O profissional bibliotecário é um elo entre o usuário e o tipo de suporte que ele deseja ler, além de tornar a pesquisa e escolha do tipo de leitura mais fácil para o usuário. 
Nós bibliotecários buscamos facilitar a pesquisa do usuário, e temos mecanismo de busca. E formar leitores é um dos nossos principais objetivos, pois quem ler, tem uma mente aberta para novos horizontes, fazendo com que o mesmo tenha mais oportunidades na vida.
Fonte: Google imagens
 Segundo Becker e Grosch (2008, p. 25) A leitura: 
Deve ser algo de elevado significado para o leitor, acrescentando-lhe novas experiências e reformulando as ideias já existentes. Que faça parte do seu contexto  e que lhe permita aprender ou re-aprender.
Nos bibliotecários acreditamos, que todos são leitores, porém é necessário encontrar seu verdadeiro tipo de leitura. E qualquer leitura é válida, não importa se você ler Gibi, Jornal, Revista, Livros de ficção, biografias, livros didáticos, HQ, etc, o que importa é ler, é tomar gosto pelo conhecimento. A leitura tem que ser algo que acrescente na vida do individuo. 
Bamberger (1991, p. 29) diz que:
Quando uma pessoa sabe ler bem, não existem fronteiras para ela. Ela pode viajar não apenas para outros países, mas também no passado, no futuro, no mundo da  tecnologia, na natureza, no espaço cósmico. Descobre também o caminho para a porção mais íntima da alma humana, passando a conhecer melhor a si mesma a aos outros.  
Ler é mais do que apreender informação, é viajar por lugares desconhecido, é conhecer o pensamento e caráter  de outras pessoas, possibilitando rever e definir nossas próprias ideias ou opiniões sobre determinado assunto.  
Fonte: Google imagens
Bom amores, é isso que tinha para mostrar para vocês, existem muita discussão acerca da formação de leitores, mas acredito que só podemos formar leitor, a partir do momento que você mesmo seja leitor. É preciso conhecer livros e ter uma opinião, para saber argumentar e incentivar outros a ler.
Ler é uma fonte de alimentação para o corpo e a alma. E para começar a ler, não precisa que seja um livro grandioso, comece pelo simples, ai você começara a perceber do que realmente gosta, e se tiver algumas dúvida, procure um bibliotecário, nós estamos apenas esperando por vocês.

Beijos meu lindos e até mais!! 










Comentários

  1. eu amei seu post ♥
    ainda nem comecei a já amo o curso de biblioteconomia :)

    ótima quarta
    bjo

    http://tatianecdesouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiane, Obrigada. Que bom que gosta, pois é um curso excelente. Só não somos valorizados como deveria, mais nós podemos mudar isso. E o que tento é sempre mostrar no meu trabalho que o bibliotecário pode ajudar em muitas coisas.

      Beijos e uma ótima quarta também.

      Excluir

Postar um comentário