#17 PEDS: ABNT e Bibliotecário

Bom dia, Amores
Fonte: Bibliotecas.UFF
Hoje vamos falar sobre um assunto que é  temido, odiado e crucificado pelos estudantes universitário que é a ABNT. Bom para que não sabe ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas, ou seja, ela dar orientações de como normalizar ou padronizar documentos.
A missão da ABNT, conforme seu site é:
Prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e o uso de bens e serviços de forma competitiva e sustentável nos mercados interno e externo, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, proteção do meio ambiente e defesa do consumidor.
Então a ABNT produz normas que facilita a produção acadêmica e a pesquisa cientifica desenvolvidas por pesquisadores, que fazem estudo sobre assuntos relevantes para a sociedade.   E o que nós bibliotecários temos a ver com isso, muita coisa, pois somos o profissional qualificado para auxilar os pesquisadores no desenvolvimento da pesquisa e normalização dos trabalhos produzidos.
Na grade curricular do curso de Biblioteconomia, temos disciplinas (Elaboração do Trabalho Acadêmicos e Normalização de Documentos, etc.) voltadas para o aprendizado de como utilizar a Normas da ABNT, com o objetivo de saber formatar, produzir e auxiliar na normalização de trabalhos acadêmicos, para que tenha um padrão na divulgação da informação. Algumas das Normas estudadas no curso são:
  • NBR 6023: Referências - Elaboração
  • NBR 6024:  Numeração progressiva das seções de um documento escrito  
  • NBR 6027: Sumário 
  • NBR 6028: Resumo 
  • NBR 10520: Citações em documentos 
  • NBR 14724: Trabalhos acadêmicos 
  •  NBR 6029. Livros e folhetos 
  • NBR 5892: Norma para datar – Procedimento. 
  • NBR 10521: Número Padrão Internacional para Livro – ISBN.
  • NBR 10525: Número Padrão Internacional para Publicação Seriada – ISSN. 
  • NBR 10719: Apresentação de relatórios técnico-científicos.
  • NBR 12225:Lombada – Apresentação.
  • NBR 12256: Apresentação de originais.
  • NBR 6021:  Publicação periódica cientifica impressa 
  • NBR 6022: Artigo em publicação periódica científica impressa 
  • NBR 6032: Abreviação de títulos de periódicos e publicações seriadas. 
  • NBR 6033: Ordem alfabética. 
  • NBR 6034: Índice                            Fonte: Faculdade de Biblioteconomia da UFPA
Sim galera estudamos todas essas normas e outras mais. Normalizar trabalhos não é difícil, apenas é necessário um pouco de paciência, pois são apenas alguns detalhes que dão trabalho para organizar. Nós bibliotecários somos qualificados para ajudar neste processo. 
Enfrentamos muita dificuldade no ambiente de trabalho,pois os professores de metodologia cientifica e até mesmo outros professores querem ser o senhor conhecedor absoluta das normas, e não aceitam que o profissional bibliotecário auxilie e reveja a normalização de seus orientandos.  Sendo que nós somos o profissional adequado e preparada para este auxilio.
Claro que a Normas da ABNT não favorece ninguém, e também não obriga a pessoas a utiliza-la,  apenas sugeri os procedimentos adequados para  deixar o trabalho visível e fácil de leitura, passa por revisão de tempos em tempo. Também existem programas que facilita na normalização,porém tome cuidado, muitos tem erros gritantes. Caso tenha dúvida procure o bibliotecário, nós estamos para auxiliar o usuário, vocês são nossa razão de existir, pois nos bibliotecários temos como objetivo pesquisar, organizar, normalizar e disseminar a informação, pois assim o encontro com o conhecimento fica de fácil acesso.
A ABNT é uma ferramenta para consolidar a propagação do conhecimento, pois estando num padrão unificado, independente do país ou idioma a informação será estabelecida. 
Fonte: Google Imagens
Sim meus caros nós bibliotecários podemos facilitar sua pesquisa, mais não realizamos milagres. E também não podemos fazer a normalização de seus trabalhos no ambiente de trabalho, apenas auxiliar. E caso necessite de uma revisão completa, o bibliotecário realiza serviço por fora, ou seja, é uma consultoria remunerada. 
Então caso não tenha condições de pagar, vá até sua biblioteca e peça auxilio do bibliotecário responsável, ele pode tirar suas dúvidas em relação a normalização e a ABNT.
E não difame a ABNT ela é uma excelente ferramenta de padronização de documentos, apenas precisa ser compreendida e estudada. 
Sou apaixonada por normalização, então caso precisem de ajuda estou a disposição para sanar dúvidas. 

Beijos até mais!!


Comentários