#27 PEDS: Site para Pesquisa Acadêmica

Bom dia, Lindos!


Reta final do projeto, e hoje tentarei auxiliar vocês a tornarem mais rápida e prática a pesquisa para elaboração de trabalhos acadêmicos. Existem muitos sites que disponibilizam artigos e até livros  na integra e de graça para consulta. 
A pesquisa não é um bicho de sete cabeças, o problema somos nós pesquisadores que temos preguiça de realizar uma busca adequada.
3 sites práticos e aceitos como fonte seguras são:

Scielo
 A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.A SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. A partir de 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O Projeto tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico. O objetivo deste site é implementar uma biblioteca eletrônica que possa proporcionar um amplo acesso a coleções de periódicos como um todo, aos fascículos de cada título de periódico, assim como aos textos completos dos artigos. O acesso aos títulos dos periódicos e aos artigos pode ser feito através de índices e de formulários de busca. (Fonte: Scielo Brasil)
Google Acadêmico 
Fornece uma maneira simples de pesquisar literatura acadêmica de forma abrangente. Você pode pesquisar várias disciplinas e fontes em um só lugar: artigos revisados por especialistas (peer-rewiewed), teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, bibliotecas de pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas. O Google Acadêmico ajuda a identificar as pesquisas mais relevantes do mundo acadêmico (Fonte: Google Acadêmico)
   Periódico Capes
Foi criado com o objetivo de fortalecer a pós-graduação no Brasil, foi oficialmente lançado em  2000. O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 37 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. Só lembrando que para ter acesso aos conteúdos completos você teve usar um IP cadastrado de alguma instituição. (Fonte: Portal de Periódicos CAPES)
Indiquei os três site acima, pois utilizo e acho fácil realizar pesquisa neles. O Scielo e Google Acadêmico ainda se torna  mais prático, pois são livre acesso, e todos os artigos ou material que encontrar poderá logo ser baixado para utilização.
Já o Periódicos Capes é uma fonte grandiosa, porém é necessário que tenha um IP cadastrado em alguma instituição que possua parceria, para que consiga ter um acesso aberto e possa baixar os artigos,o acesso livre do mesmo quase não possui bases ou periodicos liberados. Mais se precisar, informe-se  de uma Instituição mais próxima e utilize os computadores de lá, pois a pesquisa é liberada e todas as bibliotecas independente de ser pública ou privada deve atender a comunidade externa.
Caso tenha alguma dificuldade, procure um bibliotecário, nos poderemos auxiliar e facilitar sua pesquisa, e indicar a melhor base para o tipo de pesquisa que precisar realizar.
Mais lembre-se de sempre citar os trabalhos que utilizarem na pesquisa, pois é muito importante para os autores e também para  que sua pesquisa seja valida, além disso não seja acusado de plágio. 

Bom galera, é isso espero ter ajudado. Qualquer dúvida pode entrar em contato comigo que tenho o prazer em ajudar.

Beijos!!

Comentários