Resenha A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff

Bom dia, Lindos!

Hoje teremos uma resenha de um livro lindo e triste ao mesmo tempo, mas que nos traz muito ensinamentos.
Fonte: Skoob

Título: A Playlist de Hayden
Subtítulo: Você nunca conhece uma pessoa até ouvir o que ela gosta.
Autora: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
N. Páginas:288
Classificação: 5
Formato: E-book


Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil. (Fonte: Skoob).

Resenha:

Primeiro logo que descobri este livro, fiquei afim de ler,pois tinha adorado a sinopse e também algumas resenhas que li sobre ele. E só posso dizer que ele não me decepcionou, pois realmente é uma história maravilhosa.
A livro conta a história de Sam que tem apenas um amigo que é o Hayden, mais já no prologo mostra que Hayden se suicida e deixa uma lista de músicas para Sam, descobrir porque ele fez isso.
A playlist é incrível, mas Sam descobre que Hayden tinha segredos, e muitas músicas Sam não conhecia e nem sabia que Hayden gostava. Sam se sente culpado pela morte de Hayden, acredita que poderia ter impedido, mas a verdade é que não importava o que Sam fizesse, Hayden teria feito isso do mesmo jeito.
Sam culpa a si, e ao irmão e amigos de Hayden, pois eles fazia muito bullying com ele, e no dia em que Hayden decidiu se tirar sua vida, foi porque o bullying foi muito maior, mas não pelo o que eles fizeram, mais por algo que ele mesmo pensava que não era real.
Sam descobre que Hayden conversava com uma menina, através do jogo Mage Warfare, que tinha outros gostos musical e tinha outros amigos além dele.
Fonte: Google Imagens
A história fala sobre superação, pois embora a perda seja grande, temos que superar e tentar seguir em frente, mesmo com a dor. Que sentimos raiva de nós e do mundo pelo o que acontece, pois porque as pessoas não podem ser diferentes, não somos iguais, pois somos pessoas diferentes, com ideias diferentes, mas vivemos numa sociedade ainda antiguada que não aceita o diferente, e por isso, julga e condena as pessoas que optam ser quem elas realmente são.
Hayden e Sam, são tímidos, nerds e geeks, e eu sou como eles, e entendo o que eles passam, pois somos visto como pessoas anormais, que vivem em outro mudo, mais nós somos os que realmente vemos como o mundo é, pois quase não falamos com as pessoas que são estranhas para nós, porém observamos muito mais.
Sam e Haysen são opostos, Hayden era baixo e gordinho enquanto Sam é Alto e magro, mais isso não impedia a amizade deles. 
O enredo é fantástico do livro, pois também fala de dislexia que era o caso de Hayden, ou seja, ele tinha dificuldade de aprender, e também mostrar que vingança não leva a nada.
E que temos esperança é simplesmente essencial para continuamos lutando.
Não conhecia a autora, porém ela é incrível, abordou e descreveu de maneira leve, fácil e simples os problemas que muitos jovens passam hoje em dia, que realmente tudo na vida tem limites, lutamos mas chega um momento que é difícil aguentar, principalmente a dor. 
Os outros personagens são essências para a história, pois cada um tem uma história e é contada de maneira que conseguimos chegar perto deles. A Astrid "Alison", passou por maus momentos e tentou mudar sua maneira de ver a vida, não foi bem aceita, mais continuou com o proporcito. Eric teve que enfrentar cedo e de maneira dura sua homossexualidade para a família, mais descobriu que é libertador. Jess "Atena" ainda não conseguiu superar sua timidez, mais depois do que passou, está tentado mudar.
Rachel irmã de Sam, também mostrou que ela se importava pelo que ele estava passado, e que ela queria algo da vida, mesmo que mostrasse ser meio louca.
E algo muito importante, a opinião dos outros machuca, mais nada dói mais do que a Opinião NEGATIVA da família sobre NÓS.
Fonte: Google Imagens
Espero que tenham gostado, porque eu simplesmente AMEI este livro, história leve e emocionante, gente tive que aguentar as lágrimas, porque li o final no trabalho, de tão curiosa que estava. E uma dica, primeiro baixe toda as músicas que tem no incio e no meio do capítulo, é mais emocionante escutar porque o Hayden escolheu as músicas, sem contar que são músicas muito boas. São um total de 27 músicas e a novo conceito libera para ouvir (link). 

Comentários

  1. Sue você é minha alma gemea literaria rsrsrs.
    Eu su movida a musica, quando algo me acontece sempre imagino que musica cairia bem com o que estou sentindo. Este livro é simplismente tocante, todos ja passamos por algo na adolecencia e se alguem ainda não passou vai passar.
    Eu adoro livros com "musica" por que eu entro no clima dos acontecimentos. A relação de amizade deles é de cumplicidade mas fato é que ninguem se revela por completo, sempre ha algo em nós que é so nosso que não compartilhamos. Espero que todos leiam pois não vejo a hora de debater o livr com eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jujuba minha gêmea.hahaha
      Sou como você, música é para todas as ocasiões (alegria, tristeza, etc.). A música nos toca.
      E as músicas desse livro são maravilhosas e apropriadas para o momento que Sam esta passando. E as músicas que ele nem conhecia foi uma demostração de que cada um guarda alguns segredos só seus.
      Esse livro é maravilhoso, e espero que todos leiam também.
      Bjs!!

      Excluir

Postar um comentário