Quando o vento sumiu - Graciela Mayrink

Bom dia, amores!!!
Estou sumida. Ando enrolada com muitas coisas, mas decidi postar um resenha hoje. Escolhi esse livro porque parece meu sumiço (hahaha) brincadeira. Escolhi porque adorei a história, e também porque ele faz parte de um projeto de um grupo ao qual participo. 
Não estou realmente nele, pois já tinha lido o livro, mesmo assim irei contribuir com minha humilde opinião sobre a história. O projeto chama-se Livro Viajante e a responsável é a Ariane Eleuterio.  

Fonte: Skoob

Título: Quando o vento sumiu
Autora:Graciela Mayrink
Editora: L&PM Editores
Ano: 201564
Classificação: 5

Sinopse: Suzan, Mateus e Renato parecem três jovens como outros quaisquer do Rio de Janeiro. Suzan estuda Turismo. Renato e Mateus, Engenharia Civil. Os três são amigos desde o colégio e, apesar de muito diferentes, são inseparáveis. Mas, entre aulas, festas, momentos em família e idas à praia, cada um deles enfrenta seus problemas. Desde que o pai foi pego dando um golpe, Mateus vive só com a mãe, marcado por esse acontecimento. Renato é um garoto rico que resiste às pressões do pai para surfar menos e se interessar mais pela construtora da família. Suzan é apaixonada por Renato e sofre por ser considerada apenas uma amiga – e pela pressão da mãe para que se envolva com ele. No correr dos dias, a amizade dos três se transforma sutilmente. Suzan deve se declarar ao amigo, ou tentar ser feliz de outro modo? Mateus terá realmente só a amizade para lhe oferecer?Renato deve se render à pressão paterna e se aplicar mais aos estudos? E até que ponto a relação dos três suportará o desgaste do tempo? Embora tenham toda a vida pela frente, logo descobrirão uma dura lição: algumas escolhas têm consequências duradouras e alteram o curso de toda uma existência. Muitas coisas saem diferente do desejado. O difícil é prever o resultado de nossas opções e conviver com elas no futuro.E se você pudesse voltar atrás e escolher outro final para a sua história? Que escolha você faria diferente? (Fonte: Skoob)

Resenha:

A história conta a amizade de três amigos, que começou no colégio. Suzan é a única menina do trio, e é apaixonada por Renato que só a ver como irmã e só pensa em curti a vida surfando e o terceiro é Mateus o mais centrado e apaixonado por Suzan.
O desenrolar da história se dar na maior parte na faculdade e na casa de ambos. Susan vive um grande dilema, que é se declara ou não para Renato e nem desconfia que Mateus é apaixonado por ela.
Susan é estudiosa, tem um grande sonho que é abrir uma empresa de turismo. Vive uma grande pressão por parte de sua mãe,que sonha ver ela casada com Renato. E o que me fez pensar, que Susan talvez nem fosse apaixonada por Renato, fosse apenas uma ilusão em relação a maneira que Renato a tratava e a pressão da mãe.  A mãe de Susan tem um grande preconceito em relação a Mateus devido a situação do pai dele.
Renato é desinteressado pelo estudo, faz o curso mais por obrigação. Gosta de curtir a vida e se pudesse viveria na praia surfando. Mais vivi o dilema de tentar se esforçar mais, pois, o pai o está pressionando para começar um estágio na empresa da família, o qual ele assumirá no futuro.
Mateus é o mais estudioso e esforçado, devido a situação que o pai deixou ele e a mãe, sempre se esforça mais e tenta fazer o melhor e ser correto nas suas atitudes. Busca crescer por seu mérito, mostrando trabalho e dedicação.
Fonte: Google imagens     
Chega um momento da história que Susan acaba ouvindo Renato dizer que gosta dela apenas como amiga, e ela fica arrasada. E quem ajuda como sempre é Mateus, que a leva pra casa dele e a deixa chorar em seus ombros. E pela manhã, ela tem uma grande revelação da mãe de Mateus, que diz que Mateus é apaixonado por ela e que ela deveria dar uma chance a ele.
Renato começa a namorar. Susan sofre, mas fica pensando no que descobriu. Mateus continua ao lado dela.
A história acaba tendo, varias reviravoltas, que no meu ver, fazem os personagens crescerem como pessoa. Cada um tem seus desafios diários, a qual tentam solucionar da melhor maneira. 
A história fala de amizade, de amor e de escolhas. Acredito que nossas escolhas nos faz quem somos, nem sempre ficamos satisfeitos com nossas escolhas, mas elas são importantes para decidimos nosso futuro, o nosso amanhã. As escolhas, nos faz seguir rumos jamais pensando, nos desafia a buscar mudanças,  melhoras e a felicidade. As escolhas nos trás oportunidades, amizades impensadas e amores inesperados.
Fonte: Google imagens
Gente, leiam essa história, é encantadora. E tem um final surpreendente. E descubra por que eu "Chorei, ai depois tive que sorrir feito besta. Tipo que inovação foi essa em Graciela. Estou apaixonada".
E leiam os outros livro da autora que são ótimos " Até Eu te Encontrar" e " A namorada do meu amigo"

Beijos e até a próxima. 

Comentários

  1. Sue amei sua resenha, essa autora é incrivel ne rs. obrigada por sitar o livro viajante. E para quem se interessar segue o link

    https://arianeeleuterio.blogspot.com.br/2016/06/blog-ariane-eleuterio-resenha-livro.html

    Blog Ariane Eleutério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ari.
      Você com o projeto, me incentivou a fazer a resenha. Eu adorei essa história, realmente a Graciela é incrível.
      Bjs!!!

      Excluir

Postar um comentário