Auxiliar de Biblioteca - Divina Aparecida da Silva e Iza Antunes Araujo

Bom dia, amores!!!

Ando sumida, muito enrolada, mas vamos que vamos, porque os desafios de novembro começaram (haha)
Em novembro os livros do desafio são: 
  • Um livro de não ficção: Auxiliar de Biblioteca;
  • Um livro para chorar: Ainda não decidi;
  • Um livro de capa azul: O despertar da meia noite.
Fonte: Skoob


Título: Auxiliar de Biblioteca: Técnicas e práticas para formação profissional
Autoras: Divina Aparecida da Silva e Iza Antunes Araujo
Editora: Thesauros
Ano: 2014
Nº Páginas: 158
Classificação: 3






Resenha:

O livro é um manual de técnicas e práticas que são utilizadas no dia a dia de uma biblioteca, de forma que a atividade executada seja de fácil compreensão, e realizada de modo rápido, para atender o usuário de forma ágil e com qualidade.
O livro começa explicando o histórico do livro e da biblioteca, que tem seu ponto inicial com a difusão da comunicação entre os povos, a partir da ir, a necessidade de repassar o conhecimento ou as crenças existente surge o pensamento de encontrar uma forma de salvaguardar essas informações, ou seja, o livro e a biblioteca tem seu surgimento a partir da comunicação e difusão da escrita.
O livro conceitua os tipos de biblioteca e sua razão de existir, assim como expõe as áreas afins que tem relação com a biblioteconomia, que é a museologia e a arquivologia. Fala sobre os tipos de documentos, pois o documento fornece uma informação. 
O livro explica o que é uma biblioteca e os critérios que a define como uma organização, e que deve ser beneficiada pelas mudanças e avanços tecnológicos. Fala sobre os materiais usado na biblioteca, além dos serviços padrões existente em cada biblioteca. Explica sobre a administração de uma biblioteca, seu desenvolvimento de coleção (aquisição dos títulos que compõe o acervo), a catalogação dos materiais recebidos, processamento técnico e o serviço de referência, que é a razão de existir de uma biblioteca, o atendimento aos usuários. 
Fala sobre o profissional bibliotecário e os auxiliares de biblioteca, suas importância nesse processo, e um fato importante levantado, a pessoa tem que amar o que faz, para que o trabalho seja realizado com qualidade.
As 5 leis que define a biblioteconomia até hoje:
  • Os livros são para usar;
  • A cada leitor seu livro;
  • A cada livro, seu leitor;
  • Poupe o tempo do leitor e;
  • A biblioteca é um organismo em crescimento.
Embora o livro seja interessante, ao ler esses livros da minha área,  vejo o quanto existem coisas fantasiosas, que somos induzidos a acreditar. Quem tem conhecimento do dia a dia de uma biblioteca, sabe a realidade que o profissional bibliotecário passa, além dos desafios de executar as atividades, quando não se tem apoio da instituição. E o profissional bibliotecário ainda é visto apenas como um guardador de livros, e não somos valorizados como devemos. E mesmo com a disseminação da informação de fácil acesso, as pessoas ainda não buscam o conhecimento como deveriam. Vivemos numa sociedade onde o ter é mais importante que o saber.

Beijos, até mais.

Comentários